quinta-feira, 15 de maio de 2008

A verdade

"Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras." João 16:13

Vivemos em uma época onde as pessoas descrentes da Palavra (resultado de uma mente cauterizada pela má administração religiosa de centenas de igrejas mundo a fora) afirmam que não existe uma verdade absoluta, ou, de mesma maneira, afirmam que a verdade sobre qualquer fato é relativa. Mas a Bíblia nos ensina que existe sim, uma verdade absoluta.

Após a leitura do versículo acima citado, eu chamo a atenção do leitor para a palavra "toda". A palavra "toda" indica que verdade está no coletivo. Indica que a verdade não é só um único item ou aspecto mas, um conjunto de coisas formam "toda a verdade". Mas o que é "toda a verdade" de acordo a Bíblia? Analisemos:

O texto de Jeremias 10:10 assim diz: "Mas o Senhor Deus é a verdade; ele é o Deus vivo e o Rei eterno, ao seu furor estremece a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação" (Bíblia João Ferreira de Almeida Corrigida e Fiel). Este texto afirma que o Criador do Universo é a verdade!

João 14:6 diz: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". Maravilhoso! Aqui, Jesus afirma ser a verdade!

Na primeira epístola do apóstolo João, cap. 5 e versículos 6 e 7 dizem: "Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade". O Teu Santo Espírito é a verdade, sem dúvidas.

Voltando ao livro do evangelho de João, cap. 17 e versículo 17, encontramos: "Santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade". Cristo diz que a Palavra de Deus é a verdade!

E o que mais a Bíblia cita como verdade? Observem Salmos 119:151: "Tu estás perto, Senhor, e todos os teus mandamentos são verdade". Reparem o que diz o versículo 142 do mesmo capítulo: "A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a verdade".

Bom, agora sabemos o que é "toda a verdade". A Bíblia a descreveu de cinco formas: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, a Palavra de Deus e a Lei de Deus. O leitor deve se perguntar: "E o que é que isso tem a ver comigo"? Em João 8:32 está o tema principal desta postagem:

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".

Yeshua disse que a pessoa que conhecer a verdade será liberta? Isso é verdade? É absoluta ou relativa? Bem, eu posso citar pra vocês um exemplo clássico de alguém que conheceu a verdade e não foi liberto: SATANÁS. A Bíblia afirma que o diabo conhece toda a verdade; ele conhece o Pai, o Filho e o Espírito Santo muito bem, e, com certeza, conhece a Bíblia e a Lei melhor do que todos nós devido a notável inteligência que lhe foi concedida (Lembre-se: Ele enganou um terço dos anjos celestiais, filhos de Deus e seres perfeitos! Quanto mais, nós, pobres humanos...). Então, por que ele não foi liberto? Jesus estaria mentindo quando disse aquilo que está escrito no livro de João ou seria mais uma daquelas "verdades relativas"?

A resposta se encontra no mesmo livro de João, capítulo 8 e versículo 44. Respondendo Cristo aos fariseus em certa ocasião, assim disse: "Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira". O problema de Lúcifer reside aí. ELE NÃO SE FIRMOU NA VERDADE! O que Jeová (abençoado seja Teu nome!) quer de nós é que conheçamos a verdade na teoria e a coloquemos em prática. A propósito, você conhece a verdade? Mais uma vez: Você está firma na verdade?

Se o leitor ainda não entendeu, façamos um paralelo: Uma coisa é se casar. Outra coisa totalmente diferente é permanecer casado e feliz. Casar é fácil. Permanecer casado e feliz já não é tão fácil... Deus quer que você conheça e pratique a verdade para ser liberto de tudo que o torna infeliz; de tudo que é passageiro e sem base, de todo o pecado!

O problema é que muitos cristãos não sabem o que é libertação. Já ouviu falar em "campanhas de libertação"? A pessoa participa de 1 mês de jejum ou 7 sextas-feiras de oração em prol de sua libertação, uma campanha x, outra campanha y, outra campanha z, e muitos outros rituais. Alguns são libertados por meio de curas. O edema físico sobrenaturalmente desapareceu e a pessoa diz: "Eu estou livre, livre das algemas de Satanás"!

Respeito todas as denominações, mas uma coisa tem de ficar muito clara: O simples fato de uma pessoa ter adentrado uma igreja e sair de lá sem qualquer problema físico ou doença, não que dizer que ela foi liberta. O fato de um crente descer as águas batismais e entregar sua vida a Jesus, não quer dizer que ele foi liberto. Ele recebeu a salvação, começou a ser conhecido em todo o universo com filho de Deus e está escrevendo seu nome no Livro da Vida do Cordeiro, sem dúvidas ("Quem crer e for batizado será salvo..." Marcos 16:16), mas não foi liberto totalmente. O conhecimento e a prática da verdade é o que realmente a liberta e isso, irmãos, é o trabalho árduo de uma vida inteira. Ao estudarmos a Palavra de Deus, nos defrontamos com inúmeras exortações como "orai sem cessar", ou "vigiai sem vacilar", o que é a prova cabal de que devemos nos manter na constante prática da verdade. Quantas pessoas têm acesso a verdade nos dias de hoje... Mas a maioria esmagadora jamais se firmou nela... E agora já sabemos: Todo aquele que conhece a verdade e não se firma nela, está na mesma condição em que se encontra o Inimigo e seus anjos.



Shalom U'V'rachá!