segunda-feira, 2 de junho de 2008

Os dons do Espírito Santo

"Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito." Joel 2:28 e 29

Muito tem se discutido sobre o Espírito Santo hoje em dia e muitas pessoas tem visões diferentes do que ou quem realmente é o Espírito Santo (Ruachr em hebraico). Pra alguns segmentos a Ruachr é uma energia. Para as Testemunhas de Jeová, é a "força ativa" de Deus. Outros acham que Ele se manifesta em todos o lugares, mas, o que a Bíblia realmente ensina sobre o Espírito?

Ele aparece na Bíblia de Gênesis ao Apocalipse. Quando dizemos que Deus é onisciente, onipotente e onipresente, nos referimos claramente ao Espírito. Embora não tenha uma forma física definida, Ele é uma pessoa. Sim! Ele é um mestre, Ele anda, Ele fala, Ele nos convence do pecado (Isso, com certeza, são atributos humanos). Não há sequer uma razão para refutar Sua personalidade própria e Seu poder e, graças a Ele, nós somos convencidos do pecado, da justiça e do juízo, bem como somos habilitados, renovados, confortados e cientes da presença do Pai.

Em alguns estudos que fiz baseados nos áudios de Sha'ul Bentsion da comunidade Torah Viva, constatei um mesmo esclarecimento sobre o assunto dentro da própria Bíblia e gostaria de citar a seguinte passagem: "E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem." Atos 5:32. A passagem deixa bem claro que, devemos ter, no mínimo, uma comunhão com o Eterno e Lhe obedecer observando o que O mesmo quer de nós, fazendo Sua vontade. Irmãos, Cristo nos instruiu dizendo que de uma árvore boa não podem vir frutos ruins, da mesma sorte, árvores ruins não produzem frutos bons. Quando queremos receber os dons de I Coríntios 12 e 13, devemos estar cientes que os dons não são nossos (são para a edificação da igreja) e que devemos obedecer a Deus em tudo, principalmente na área da vida em que você quer receber o dom.

O dom de línguas, por exemplo: falar e interpretar línguas. Ele é dado para proclamar a Palavra. Antes de pedi-lo, reflita um pouco sobre como está a sua língua. Não há condições de receber um dom nobre como esse se a sua língua está sempre afiada e pronta para denegrir a imagem de um irmão de fé ou mesmo uma pessoa que não conheça a misericórdia do Eterno. Os judeus definem como lashon hará (a língua má) o ato de usar palavras que possam denegrir uma pessoa, espalhar boatos, ou, até mesmo, emprestar seus ouvidos para ouvir tais infâmias, ou, ouvindo (o que é quase inevitável), acreditar nesse tipo de palavra. É preciso tratar primeiro essa área da vida, não acham?

O dom de profecia é muito buscado hoje no meio cristão. E não são poucos os que dizem: "Profetizo isso ou aquilo sobre sua vida". Mas o que é profecia? Bem, o Todo-poderoso sempre usou profetas como presidentes usam porta-vozes hoje em dia, e, toda a vez que um profeta abria a boca, ele entregava uma mensagem do Altíssimo para encorajamento, principalmente no que tangia ao futuro, ou, uma situação imediata, e também, no caso do profeta Natã, para exortar uma pessoa (Davi). Tanto para exortar quanto para encorajar as pessoas, é necessário amor. Aliás, este é o maior dos dons e que precede o dom da profecia. Sem dúvidas, a palavra tem poder, mas isso não é o suficiente para que muitos se autoproclamem profetas do Senhor.

E tratando-se deste ponto, há uma multidão de pessoas cristãs que não conseguem diferenciar a autoridade da palavra da palavra de profecia. Nosso desejo (caso o seu coração ande alinhado com os princípios e o caráter de Nosso Senhor) é de abençoar aos demais, pois isso é o mínimo de nossa obrigação para com o Todo-poderoso. Devemos sim, usar da autoridade da palavra para abençoar ao próximo, mesmo que sejam nossos inimigos, pois o Deus de Abraão, Isaque e Jacó faz seu Sol brilhar sobre ímpios e pecadores. A palavra que cair em bom solo crescerá e frutificará, caso contrário, tornará para vós. Já o fato de ser um "porta-voz" do Santíssimo, requer muito mais amor e obediência da pessoa. Mesmo em ocasiões onde o Altíssimo falou por meio de Natã a Davi, Ele o fez porque Davi, como líder, influenciaria toda uma nação por conta de suas transgressões. Fica então claro que, nosso Pai, quando fala por meio de profetas, fala ao seu povo.

Ainda há muitos outros dons e talentos vindos do alto e derramados sobre nós. Apenas dei uma opinião sobre dois deles, não críticas. Não ousaria, mesmo que discordasse de tudo pois sei que a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão. Quis apenas que, o leitor refletisse sobre os verdadeiros dons da Ruach já que, é fato: O que mais enxergamos sobre esta Terra são as contrafações desses dons, fato que não nos permite ficar de olhos vendados.


Que as bênçãos de Jesus alcancem a todos.